sábado, 17 de março de 2012

Perdoar é Preciso

Perdoar é Preciso!

Os cientistas comprovaram aquilo que a sabedoria popular já sabia há vários anos: O rancor faz mal a saúde!

Guardar mágoas, remoer velhas lembranças, reviver decepções, tudo isso faz mal a saúde. Segundo pesquisa recentemente publicada nos Estados Unidos, o sentimento de rancor aumenta até 3 vezes a chance da pessoa vir a sofrer de doenças cardíacas, câncer, reumatismo, ulceras, enxaqueca, dor crônica, depressão, entre outras doenças. Além das doenças, o rancor também causa envelhecimento precoce, aparecimento de rugas mais cedo, queda de cabelo e flacidez da pele.

Mas, quem não se lembra de alguma mágoa? Segundo os cientistas, lembrar pode, o que não pode é viver das lembranças.Tarefa difícil para nós simples mortais, como diz o ditado: “Perdoar é divino.”

Será que só Deus pode perdoar? Os psicólogos afirmam que o ser humano pode perdoar, para isso deve não apresentar sentimentos negativos relacionados às situações que lhe fizeram sofrer. Segundo os ensinamentos cristãos, aos humanos não cabe julgar os outros, apenas “amar ao próximo como a ti mesmo”.

È muito difícil não sentirmos raiva de alguém que nos fez sofrer, mas precisamos aprender a perdoar, pois os únicos prejudicados com esses sentimentos somos nós mesmos.

Por isso, se você gosta de si mesmo, mãos a obra, pois perdoar é preciso e necessita de aprendizado. Comece pelas pequenas mágoas do dia-a-dia, com certeza você terá uma vida melhor.

Você já perdoou hoje?

Por Thatiana Gimenes - Psicóloga Pós-graduada em Psicologia e Práticas de Saúde e paciente em tratamento de Câncer de Mama.

Um comentário:

  1. Muito bom Thatiana...vou rever meus conceitos e mudar afinal foram tantas mágoas mas o melhor é deixar pra trás e seguir em frente!! Bjs

    ResponderExcluir